Praça João Mendes: início da apresentação de "ESTE LADO PARA CIMA", da Brava Companhia |
A Praça João Mendes foi o palco para a apresentação da peça "ESTE LADO PARA CIMA" da Brava Companhia, no dia 25/8, quando a GREVE do judiciário paulista completou 120 dias.
Alguns de nós grevistas, já havíamos assistido ao espetáculo no Largo São Bento, e consideramos muito interessante que a categoria tivesse oportunidade de assistí-lo. Então, por iniciativa do Comando da Base, e com apoio da Brava Companhia, foi organizada a apresentação.
Debaixo de sol escaldante, a apresentação teve início por volta das 12 hs. Além dos grevistas, que aguardavam a realização de nossa assembléia geral, advogados, estagiários, não-grevistas, entre outros que passavam pela praça, intrigados com a movimentação, também ficaram para assistir. Um contingente de policiais observou à distância.
Foi um momento único, em que os grevistas tiveram a oportunidade de ver teatralizadas, cenas e discussões que se incopararam ao nosso cotidiano durante a GREVE. Capitalismo, luta de classes, poder, política, relações humanas, consumo, contradições pessoais e do sistema vigente, são temas do espetáculo, com os quais houve absoluta identidade e integração da platéia que se manteve atenta ao desenrolar de cada cena. Muitos se comoveram e até mesmo não-grevistas, tiveram a oportunidade de refletir sobre estas questões.
Aqueles que por alguma razão, perderam a encenação e tiverem interesse em assistir, podem acessar o blog da brava http://blogdabrava.blogspot.com/, para saber dos locais, dias e horários em que há apresentações, e obter mais informações sobre o trabalho da Brava Companhia.
Além de "ESTE LADO PARA CIMA", a Brava Companhia também apresenta o espetáculo "O ERRANTE", que trata de temática semelhante, embora sob outro ponto de vista.
Deixo aqui, em nome dos grevistas do judiciário, nosso agradecimento aos atores, atrizes e demais companheiros da Brava Companhia, que contribuíram para que a apresentação se realizasse. Considero que vocês são mais do que bravos, são bárbaros, são extraordinários meus caros!!! Parabéns, pela iniciativa e pelo excelente trabalho! Sorte, nesta e nas futuras empreitadas! O teatro de rua certamente merece todo nosso apoio.
Abraço fraterno e grevista a todos.
Márcio Cotineli (Comando da Base - Fórum João Mendes)
Já havia assistido a peça e tornei a vê-la, excelente trabalho por sinal, mas pena que grande parte dos trabalhadores do judiciário não a viram, especialmente aqueles que nos veem como estranhos, o que nos ajudaria muito a acordá-los para o presente e para o futuro que vem aí, enquanto ainda temos tempo e energia.
ResponderExcluirAbraços.
Marcilio - J.Mendes
Também já havia visto-a no Largo São Bento, mas ali na praça - nosso palco de luta e resistência - foi muito especial. Vi o encantamento no rosto dos colegas que identificaram a nossa realidade ali, em forma de teatro. Em certos momentos platéia e atores se 'invadiram', ao menos em texto! A interação foi muuuuito bacana.
ResponderExcluirDevíamos pensar seriamente em utilizar o teatro para conscientização no Judiciário...
Parabéns pela iniciativa de convidá-los à praça(Márcio e Sílvio?)! Genial!
Que greve sofisticada!
Mika (ainda Lapa)
Para nós da Brava Companhia a apresentação na Praça João Mendes a convite dos trabalhadores do Judiciário de São Paulo foi memorável: a trincheira da arte e do teatro, em sintonia com a trincheira dos trabalhadores, todos juntos, na rua, lutando por transformação. Fazendo, de fato, História.
ResponderExcluirConvoquemos outras trincheiras! Ocupemos as ruas e praças!
Sonhar não basta.
Viva a vida! Chega de tempo morto.
Um grande abraço a Márcio, Silvio e todos os companheiros do Judiciário/SP que tem a ousadia de cruzar os braços em greve.
Ademir de Almeida
Brava Companhia